FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO - FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO

terça-feira, 25 de junho de 2013

Os Poetas Elétricos (2004)

capa1

Parceiros (de 1988 a 1999) na banda Modus Vivendi em Natal-RN, Carito e Edu Gomez criaram em 1995 o projeto paralelo “Poemas Eletri- Ficados & Outros Que Foram Embora”. Fizeram algumas apresentações, e em 1997 gravaram a célula-mater do projeto. No final de 2003 a dupla reativou o projeto e entrou em estúdio no início de 2004, reprocessando as gravações antigas, criando faixas novas, assumindo o nome OS POETAS ELÉTRICOS e colocando como título do álbum a ser lançado o nome original do projeto “Poemas Eletri- Ficados & Outros Que Foram Embora”.

Assim, liquidificando música e poesia, Carito ficou a cargo dos textos/letras e voz principal, enquanto Edu comanda quase todos os instrumentos , efeitos e coloca também sua voz ocasionalmente a serviço DOS POETAS ELÉTRICOS. As influências da dupla se concentram principalmente no universo do rock, mas nas 18 faixas do CD “Poemas Eletri-Ficados & Outros Que Foram Embora”, assumem que se deixaram levar por algumas sonoridades e atmosferas particulares. De forma direta ou indireta, Edu Gomez cita neste álbum ins-pirações de Ry Cooder, King Crimson, Bjork, Lou Reed, Durutti Column, Phillip Glass, Kronus Quartet, Massive Attack, David Bowie... Já Carito diz ter entre suas ins-pirações poético-musicais: Walter Franco, Arnaldo Baptista, Arnaldo Antunes, Paulo Leminski, Chacal, Jorge Mautner, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Tom Zé, Fellini...O CD conta ainda com algumas participações “espaciais”: Jorge Lima (percussão) em A Sina de Ina; Michele Régis (vocal) em A Sina de Ina e Lago Gente; Junior Primata (baixo) em Cínico Clínico e Ofício, Rogério Pitomba (bateria) em Cínico Clínico, Ana Paula Cadengue (voz) em Cínico Clínico e Zack Glass (“radio songs”) em Gina.

Para a dupla essa autodenominação (“Os Poetas Elétricos”) vai bem além do texto escrito. Assim, tanto Carito (trovador pós-moderno ou coisa parecida) quanto Edu Gomez (cérebro elétrico-eletrônico ou coisa não parecida) são “poetas”, como também o engenheiro de som escolhido, os artistas gráficos responsáveis pelo encarte do CD, o produtor executivo e o selo ligado ao disco que possuem total sintonia com a proposta.O encarte é um caso a parte... Um livreto de 20 páginas onde para cada faixa presente no disco é dedicada uma página com flertes popsicodélicos visuais. O trabalho foi finalizado no Estúdio Megafone (Natal-RN), em junho de 2004, com mixagem e masterização de Eduardo Pinheiro, sob a direção de Edu Gomez. A produção musical foi realizada pelos próprios Poetas Elétricos e a produção executiva foi realizada pelo selo Mudernage Diskos. O lançamento do disco aconteceu no fim de agosto durante o Festival Papary Jazzy em Natal/RN. Tendo sido muito bem recebido pelo público e pela mídia. (ver clipagem “ecoando”) Como faixas influenciadas mais diretamente pela música propriamente dita pode-se citar “Ofício”, “Cínico Clínico”, “Gina” e “E outros que foram embora”, enquanto que associadas ao conceito de Poesia Sonora “Palarveando”, “As Viagens de Halu Sinação”, “Assim” e “Bumerangue”... e associadas ao conceito de poesia declamada temos “Prelúdio Erótico do Poeta Machão” e “O Espírito das Letras”, entre outras.

Na verdade, a dupla não se apegou a pré-conceitos, deixando o trabalho fluir de forma espontânea, podendo estar inseridos em única peça vários conceitos, resultando sempre em uma simbiose poética-sonora. Assim, a dupla faz uso livre e intuitivo dos conceitos de poesia sonora, poesia declamada, poesia musicada e música experimental.Ao vivo Os Poetas Elétricos (Carito e Edu Gomez) contam ainda com o suporte de Michelle Regis (vocal), Miguel Sampaio (baixo), Juliana Gonçalves (Efeitos eletrônicos), Gaspar Rigno (Teclados), e Rogério Pitomba (bateria).• A revista Bravo! (edição fevereiro/2005) resenhou e recomendou o CD dOs Poetas Elétricos

ficha técnica
Produzido por: Poétas Elétricos
Gravado: no Estudios Megafone, NATAL RN - Brasil - 2004
Mixagem: Eduardo Pinheiro / Edu Gomez
Participações: Jorge Lima, Michele Régis, Júnior Primata, Rogério Pitomba, Ana Paula Cadengue, Zack Glass.
Distribuído por: Mudernage Diskos
Design Capa: Pandora Comunicação

faixas
01. Maria Elétrica
02. Palavreando
03. Serafim
04. A Sina de Ina
05. Ofício
06. Prelúdio Erótico do Poema Machão
07. Cínico Clínico
08. Lago Gente
09. Os Inícios
10. O Espírito das Letras
11. As Viagens de Halu Sinação
12. Gina
13. A Estória de Popular Louco
14. O Aniversário de Gni
15. O Abdominal Dragão das Verves
16. Assim
17. Bumerangue
18. E Outros Que Foram Embora

fonte: http://www.ospoetaseletricos.com.br/

Nenhum comentário: