FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO - FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Meirinhos do Forró - Ao Vivo

capa

Tudo começou no dia 27 de janeiro de 2002, quando por acaso, Claubertto, aos 12 anos de idade, segurou uma sanfona pela primeira vez, emprestada de um vizinho, e começou a dedilhar. Assim foi descobrindo as notas musicais e a juntar os sons. Ainda no mesmo instante, ele descobriu que aquela linda música que ele conhecia de cor, chamada "Asa Branca", também poderia partir dos seus dedos e do seu ouvido. Um assombro que sensibilizou o dono do acordeon e o fez deixar a velha sanfona para ficar com ele durante duas semanas. O milagre da multiplicação da descoberta da música foi acontecendo e Claubertto, entusiasmado, passou a ensinar aos seus irmãos. Sua maior preocupação, no entanto, era com o fim do prazo dado para que ele pudesse ficar com a sanfona. Como ele iria viver sem sanfona e sem música? Os pais, seu Francisco Carlos e dona Maria José, sem salário fixo, não poderiam comprar uma sanfona. Mas, a angústia dos meninos sensibilizou seu avô, que juntou suas economias e comprou uma sanfona para o Claubertto. "Este foi um dia de festa!" Livre do problema, Claubertto tinha agora uma missão: ser professor e ensinar ao Cláudio, seu irmão mais velho, e a Ana Cláudia, sua irmã caçula, os segredos da música. Cláudio foi um bom aluno e aprendeu a cantar e tocar zabumba, e Ana Cláudia, ainda muito pequena, foi incluída tocando o triângulo. E foi assim, com dedicação, dificuldade, incentivo e apoio dos pais que a banda se formou. Ainda morando em Bom Jesus/RN, a 54km da capital Natal, foram descobertos e convidados pela Secretaria de Turismo do RN para representar o estado no "30º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo" no ano de 2002 em Olinda/PE, para tocarem o verdadeiro forró.

Os meninos, interessados pela música, aprenderam, incorporaram e passaram a tocar o genuíno forró. E assim, o destino surpreendeu e tiveram o 1º convite para tocarem em Natal/RN, no dia 11 de maio de 2002, no restaurante "Mangai". Desta feita, foram descobertos e divulgados pela imprensa local. Maravilha!!! Enxergando o talento dos filhos e sentindo a necessidade de cuidar da família, seu Francisco Carlos procurava um lugar para fazer as apresentações dos filhos. No dia 26 de janeiro de 2003, ao terminar uma apresentação em Búzios, litoral sul do estado, a convite do senhor Fernando Vianna, do Sebrae, passando por Pirangi do Norte foram visitar o Maior Cajueiro do Mundo. Foi então que ocorreu a idéia de ir morar em Pirangi e o grupo se apresentaria no cajueiro. Dia 02 de fevereiro de 2003, foi a sua 1º apresentação no Maior Cajueiro do Mundo. Não tinham cachê, mas as gorjetas dos turistas os sustentaram por alguns meses. Enquanto tocavam no cajueiro recebiam convites para tocar em hotéis, restaurantes, aniversários e colégios. Dia 28 de março de 2003, apresentaram-se no pavilhão do Centro de Convenções, em Natal, onde realizava-se uma feira de turismo. Foram descobertos, por acaso, por Haroldo Azevedo, então Secretário de Turismo do RN, que os convidou para representar o Brasil em uma feira de turismo do Mundo Abreu que realizava-se em Lisboa/Portugal.

Pareciam não acreditarem! Era um sonho. Mas, quando as luzes coloridas iluminaram o palco, eles já não tinham qualquer dúvida, estavam em Lisboa, Portugal. Era a primeira apresentação Internacional dos Meirinhos! Saindo da sombra do Maior Cajueiro do Mundo para Lisboa/Portugal, e como tudo de bom está acontecendo à essa família forrozeira, foi um sucesso! Portugal aplaudiu e pediu "bis" aos forrozeiros. A televisão portuguesa (RTP) fez questão de apresentá-los em programas especiais de domingo. Estava aberta a temporada internacional dos Meirinhos do Forró. Os Portugueses descobriram os meninos simples e obedientes aos pais. E hoje, completam dez anos de estrada, sempre fazendo o melhor do Forró Brasileiro, e se destacando como uma das melhores e mais populares bandas de forró  do nordeste. Com cinco turnês em Portugal, uma turnê na Espanha, e shows realizados em São Paulo, Brasília-DF, Paraíba, Pernambuco, Ceará e em todo o Rio Grande do Norte. Nesses dez anos de carreira MEIRINHOS DO FORRÓ gravou sete CDs. O primeiro foi em 2006, com o título "Sertão do Cabugí", composto por faixas até então inéditas. O CD conta com composições de seus integrantes e parceiros musicais. Em 2007 veio o segundo CD da banda, titulado ''Coisa de Jovem'', com gravação ao vivo e que traz um repertório mesclado com o melhor do forró pé-de-serra. Em 2008 lançou o terceiro CD ''Autêntico Forró Brasileiro'' também ao vivo, com músicas de seus integrantes e de variados compositores nordestinos. Em 2009, o quarto CD titulado ''O Verdadeiro Forró do Brasil'', com um álbum composto por excelentes composições e por pérolas inesquecíveis. Em 2010, foi lançando o CD ''Sabor de Raiz'', que traz interpretações de singelas canções do compositor Nelson Freire. Em 2011 o CD titulado “Além da Razão” (volume 6), que traz uma mistura de músicas inéditas e regravações, uma trilha certa pra quem gosta de romantismo sem deixar de lado as marcas do bom forró, uma obra marcante que veio para enriquecer ainda mais a carreira. É mais um trabalho com direção artística, arranjos e produção de MEIRINHOS DO FORRÓ.

E agora em 2012, lançam o mais novo CD, gravado ao vivo na Festa da Luz em Pedra Lavrada-PB. Um trabalho com a finalidade de mostrar todo o calor e energia positiva do show de MEIRINHOS DO FORRÓ. Com direção artística, arranjos e produção de MEIRINHOS DO FORRÓ. Só resta agora você ouvir e se contagiar! MEIRINHOS DO FORRÓ é composto por três irmãos: Cláudio Freire (voz e zabumba), Ana Cláudia (voz e percussão) e Claubertto Freire (acordeon e backing vocal). Obs.: Toda equipe de músicos e produção técnica é formada por nove pessoas. MEIRINHOS é solicitado não só nos festejos juninos do nordeste (Santa Luzia/PB, Bananeiras/PB, Campina Grande/PB, Araruna/PB, Fortaleza/CE, Jucás/CE, Mossoró/RN, Assú/RN, Caruarú/PE, e outros), mas também nos diversos e melhores eventos (festa de exposições, festas agropecuárias, vaquejadas, festa de padroeiros, emancipação política...) e festas particulares pelo Brasil, deixando todo mundo "meirizando no forró". Em virtude disso, se diz que MEIRINHOS DO FORRÓ são os forrozeiros do Brasil.

Faixas
01 – Respeita Januário
02 – Quase Morri de Amor
03 – Vá Embora
04 – O Neném
05 – Minha Doce Estrela
06 – Lembrança de um Beijo
07 – Deslizes
08 – Meu Poeta Meu Cantor
09 – Sanfona Sentida
10 – Danado de Bom
11 – Deixe o dia Clarear
12 – Confidências
13 – Sinônimos
14 – Sou o Estopim
15 – Bate Coração
16 – Amor Covarde
17 – Fim dos Tempos
18 – Mulher Preguiçosa
19 – Fuxico
20 – Aproveita Gente
21 - Pra Tirar Côco
22 - Nem Se Despediu de Mim

Nenhum comentário: