FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO - FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dona Militana - Cantares - 03 Vols (2002)

Volume 1

capa - Cópia-vert

DOWNLOAD

O município de São Gonçalo do Amarante perdeu no final da tarde hoje (19) a sua filha mais ilustre. Dona Militana Salustino do Nascimento, considerada a maior Romanceira do Brasil, morreu aos 85 anos de idade. O falecimento aconteceu por volta das 17h30. Dona Militana estava em sua residência, no bairro Santa Terezinha, localizado em São Gonçalo do Amarante.

Militana Salustiano do Nascimento, mas hoje é conhecida como Dona Militana, a maior Romanceira do Brasil. Militana nasceu no sítio Oiteiros, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em 19 de março de 1925. O dom do canto ela herdou do pai, Atanásio Salustino do Nascimento, uma figura folclórica de São Gonçalo, mestre dos Fandangos. Dona Militana gravou na memória os cantos executados pelo pai. São romances originários de uma cultura medieval e ibérica, que narram os feitos de bravos guerreiros e contam histórias de reis, princesas, duques e duquesas. Além de romances, Militana canta modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas de boi, aboios e fandangos.

Ao descobrir a preciosidade dos cantos de Dona Militana, na década de 90, o folclorista Deífilo Gurgel deu uma grande contribuição à cultura brasileira e permitiu que o país inteiro conhecesse o talento da filha da cidade de São Gonçalo do Amarante. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado "Cantares", lançado em São Paulo e Rio de Janeiro. Críticos e jornalistas de grandes jornais brasileiros se renderam aos encantos e a peculiaridade da voz de Dona Militana. Em setembro de 2005 aconteceu o momento mágico quando ela recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília. (fonte: tribuna do norte)

Faixas:
01 romance de clara arlinda
02 romance alzira
03 romance de rios preto
04 general dos maroto
05 a mulher traidora e o capitão traido
06 romance de dona branca
07 romance de a bela infanta
08 rosa
09 cabeleira
10 mulher marvada
11 o ingrato
12 romance de severo
13 riachão
14 boiadeiro
15 o mouro e a estrangeira
16 romance de in cio
17 guilermina
18 veia nao beba o vinho

2 comentários:

Anônimo disse...

Cade os outros volumes?

Julio Cesar

poeira e cantos disse...

amanhã postarei o volume 2.