FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO - FAÇA DOWNLOAD CLICANDO na CAPA do DISCO

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fábio Fernandez - A Música de Fábio Fernandez - Portal dos Ventos (2002)

capa

DOWNLOAD

Nasceu em Caicó (RN), em 10 de julho de 1963. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, compositor e baixista. De 1980 a 1997, tocou na noite natalense acompanhando artistas potiguares, tais como: Pedrinho Mendes, Sueldo Soares, Raquel, Wigder Valle, Silvinha, Glorinha Oliveira, Babal, Dalva Braga, Anna Fernandez, Galvão Filho, Cleudo Freire, Lucinha Lyra, Carlos Zens, Reinaldo Azevedo, Odaíres, dentre outros. Em 1980 participou do primeiro grupo musical, denominado “Existência”, ao lado de Romildo Soares, Gilvan, Almir e Galvão Filho. Já em 1984, em Natal, participou com a Banda Imaginária do Projeto Pixinguinha, no Teatro Alberto Maranhão, com os seguintes integrantes: Carlinhos Moreno, Marcos Aurélio, Sando, Saliel, Wigder, Ivanildo e Manoca. De 1985 a 1986, integrou também o conjunto Choro Brejeiro, da UFRN, ao lado de Prêntice Bulhões, Fernando Botelho, Carlos Zens, João Juvanklin e Álvaro Barros. Participou do Projeto Seis e Meia, da Fundação José Augusto, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, acompanhando as cantoras Lucinha Lyra e Anna Fernandez, em 1986, fato que levou as referidas cantoras a participarem do Projeto Pixingão, no Rio de Janeiro, em show que tinha a participação de Diana Pequeno e da Banda Imaginária, naquele mesmo ano. Ainda na década de 80, fez parte do Grupo Som Cristal, que acompanhava a cantora Lucinha Lyra, e do grupo Sambarixoom, que tinha a frente o músico Reinaldo Azevedo.

Fábio Fernandez participou ainda dos seguintes festivais: Festival Universitário (1985/1986) e Festival do Sesi (1988/1989), em Natal; Festival Serra dos Carajás (1988/1989), no Pará; Festival da Caixa Econômica Federal (1991), em Campos do Jordão (SP), e São Luís (MA), em 1993. Nestes dois últimos Festivais, acompanhou o cantor e compositor potiguar Edimar Costa. Teve algumas participações em shows em Natal acompanhando artistas nacionais como: Luís Américo, Miele, Zeca do Trombone, Miltinho e Dóris Monteiro.Suas músicas foram gravadas pelos cantores potiguares Edimar Costa, Lucinha Lyra, Emmanuel de Melo e Silva, Anna Fernandez, Lígia França, Carlos Zens, além da Banda Mandacarú. Fez algumas parcerias com Romildo Soares, Galvão Filho, Anna Fernandez, Fernando Botelho e Feijão Júnior. Juntamente com Eliezer Rodrigues, elaborou os arranjos do CD Mandacarú, 1993, onde também teve seis músicas incluídas no referido trabalho, feitas em parceria com o artista potiguar Galvão Filho.

A música Me faz sonhar, de Fábio Fernandez, em parceria com Romildo Soares e Anna Fernandez, interpretado pela mesma, deu à cantora o Prêmio Sharp de Revelação, em 1992. Em 1995, ingressou no grupo musical “Sapato Novo”, ao lado de Carlos Zens, Pedro Paulo, Zezinho, Debinha e Edu, tendo neste mesmo ano participado como arranjador e baixista do CD Potyguara, de Carlos Zens.No CD Apologia, de Regina Justa, em 1998, fez direção musical com Feijão Júnior, e os arranjos em parceria com o tecladista Eliezer Rodrigues.No ano de 1999, Fábio Fernandez lançou seu primeiro registro fonográfico da sua carreira-solo no CD “Água –Marinha”. O álbum é inteiramente dedicado a música instrumental, com Carlos Zens, Fernando Botelho, Feijão Júnior, Eduardo Taufic e Eliezer Rodrigues.

Em 2000, através da Lei Rounet, lançou o seu segundo CD solo denominado “Cidade Luz”, que foi todo interpretado pelo tecladista e arranjador Eduardo Taufic, e que teve participação especial do flautista Carlos Zens na faixa Sonhando Acordado. Este CD recebeu grande elogio da crítica local. Participou em 2002 da elaboração do livro ABC do Pandeiro, de Feijão Júnior, na qualidade de fotógrafo. Tendo ainda no final do referido ano, produzido juntamente com Feijão Júnior, o show de Bira e Osmar do Sexteto do Jô Soares em Natal/RN. E, ainda em 2002, concluíu as gravações do CD solo instrumental “Portal dos Ventos”, interpretado por vários artistas músicos potiguares, tais como: Eduardo Taufic, Jubileu Filho, Manoca, Sérgio Farias, Chico Bethoven, Ricardo Menezes, Di Stéffano, Paulo Oliveira, Wagner Tsé, Feijão Júnior, Pedro Paulo, e a participação do Saxofonista e arranjador carioca Sérgio Cleto.
Final do ano de 2004, o seu quarto cd instrumental "Imensidão" chegou ao mercado potiguar, com a presença de vários músicos locais e participação especial do baixista carioca Arthur Maia.

Em dezembro de 2005, lançou o cd "Mulheres Potiguares Cantam a Música de Fábio Fernandez", onde suas canções são interpretadas por vozes feminina do cenário potiguar. Este acervo reúne canções em parcerias com Anna Fernandez, Romildo Soares e Walkim Spencer, contando também com diversos músicos locais e presença nacionais tipo: Ricardo Silveira, Jamil Joanes, Marcelo Martins, Arthur Maia, Roberto Taufic e Spok. Os arranjos ficaram por conta do músico Eduardo Taufic. No mês de outubro de 2007, chegou o tão esperado cd "Eles Cantam a Música de Fábio Fernandez", onde agora os cantores da terra tipo: Pedro Mendes, Sueldo Soares, Edimar Costa, Galvão Filho, Erick Von-Sohsten, Isaque Galvão, Almir Padilha, Geraldo Carvalho, Cláudio Albuquerque, João Batista e Wigder, interpretam de forma harmoniosa suas composições, e outras em parcerias com Anna Fernandez, Romildo Soares, Leonardo Cavalcanti, Edinho Queiroz e Emerson Nóbrega. Os arranjos continuaram sob o comando de Eduardo Taufic, que reuniu grandes músicos locais, além da presença do consagrado baixista Ney Conceição. A produção foi do próprio Fábio Fernandez, tendo na co-produção, novamente a presença do excelente baterista Di Stéffano.

Atualmente, o compositor Fábio Fernandez reside em Nova Parnamirim, na Grande Natal.

(fonte: http://www.fabiofernandez.mus.br)

Faixas:
01 - Portal dos Ventos
(Fábio Fernandez)
02 - Pelo Mundo 
(Fábio Fernandez)
03 - Roda Gigante
(Fábio Fernandez)
04 - Ponta Negra
(Fábio Fernandez)
05 - Contagem 
(Fábio Fernandez)
06 - Natal - Dakar
(Fábio Fernandez)
07 - Mesmo Assim 
(Fábio Fernandez)
08 - Balanço do Mar
(Fábio Fernandez)
09 - Amanhecer
(Fábio Fernandez)
10 - Constelação
(Fábio Fernandez)
11 - Tempo Presente
(Fábio Fernandez)
12 - Rota do Sol
(Fábio Fernandez)
13 - Liberdade
(Fábio Fernandez)
14 - Bom Baião
(Fábio Fernandez - Anna Fernandez)

Nenhum comentário: