O violonista Alexandre Atmarama, nascido em Natal-RN no ano de 1962, iniciou seus estudos musicais em 1978 na Escola de Música da Universidade do Rio Grande do Norte, onde permaneceu durante cinco anos. Após longos anos dedicados exclusivamente a vivência da filosofia e ensinamentos orientais, em 1997 retomou sua carreira artística através da I Orquestra de Violões do Ceará, tendo em seguida retornado a Natal onde atua como pesquisador musical, se apresenta como violonista e leciona cursos de violão em instituições como a Escola de Música da UFRN, Instituto Waldemar de Almeida e Conservatório de Música da UERN. Recentemente teve o livro "Doze Composições para Violão" publicado pela Editora da UFRN.Em suas pesquisas, estudos e composições, além de músicas ao violão solo, desenvolve técnicas direcionadas ao instrumento. IMALT, título do seu primeiro álbum, é uma dessas técnicas. Com Bacharelado em violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Atmarama dedica-se também ao estudo do Sitar, instrumento tradicional da Índia. O CD Alexandre Atmarama "IMALT", lançado em agosto de 2008, com repertório de autoria de Atmarama e interpretado em formato de violão solo por ele mesmo, é fruto do projeto “Difusão – Violão Nordestino Contemporâneo”, aprovado e patrocinado pelo Programa BNB de Cultura.(Banco do Nordeste), e realizado numa parceria de Atmarama com a ação cultural Mudernage. Doze faixas integram o álbum. * A quase totalidade das faixas tem suas partituras publicadas no livro “Doze Composições para Violão”. IMALT, Trata-se de uma técnica para pulsar cordas consecutivamente, alternando a direção do ataque com os dedos da mão direita, especialmente com o indicador, médio e anular. Dessa forma surgiu o nome 'imalt', ou seja: i, m, a + alt , de alternar. É algo semelhante a palhetas agindo conjuntamente. Tendo criado algumas composições utilizando IMALT, Atmarama percebe ainda que, a mesma também se mostra um ótimo recurso para resolver de forma diferenciada a execução de trechos de composições do repertório violonístico, dentre elas o Estudo 11 de Villa Lobos; Elogio de La Danza (Obstinato) de Leo Brouwer; Thème varié et Finale de Manuel M. Ponce. (fonte:myspace)
Faixas
01 - Zanga
02 - Imalt II
03 - Lhasa
04 - Estudo III
05 - Gita
06 - Imalt I
07 - Nim
08 - Casa de Farinha
09 - Kaumara
10 - Ponteio
11 - Seda
12 - A Bela Nuvem
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